Voltar

Desafios e Tendências para 2021

Por 20 de janeiro de 2021

2020 nos ensinou que os comportamentos, tecnologias e ações humanas podem mudar de maneira brusca, literalmente da noite para o dia. E nos ensinou também que podemos estar atentos e preparados para um mundo totalmente tecnológico. Porque foi graças a tecnologia e inovações que o mercado garantiu o seu desempenho, se sustentou e inovou a maneira como, hoje, estamos trabalhando.

2021 é visto como uma continuação do ano que se passou. Tanto em relação ao mundo social e interações humanas, quanto e, principalmente, ao mercado. O que 2020 nos ensinou, suas perspectivas e maneiras de organização do trabalho , formas de consumir, produzir e gerir, tende a se intensificar ainda mais. É esse o maior desafio das empresas, das pessoas e da sociedade.

Pensamos, enquanto Grupo Empresarial, enquanto um hub tecnológico, e muitas maneiras de se inovar. Assim como, nos desafios e nas possíveis tendências deste ano. E chegamos a algumas possíveis conclusões preliminares sobre os 3 principais pontos que será tendência neste 2021:

1 – Home Office e Otimização do Tempo

Se deslocar até um espaço físico, salas de reuniões, lugar de interação social será uma realidade ainda mais forte neste ano. Para muitas empresas, o formato Home Office (ou teletrabalho, assim como teleconsultas e tudo mais) está otimizando o tempo de entrega de resultados, acelerando processos e fazendo com que muitos colaboradores trabalhem de maneira a produzir mais. Muitas empresas adotaram ou estão em processo de trabalho virtual para sempre. Não será o fim dos escritórios, mas uma nova configuração de espaço, tempo e produção de trabalho.

2 – Formação de Grupos e Junção de Forças Organizacionais

Com o atual cenário econômico e sanitário, muitas empresas se uniram para superar tanto a questão de mercado, quanto a questão de adaptabilidade em um novo contexto social e sanitário do mundo. O isolamento e junção de empresas em uma só, ou criação de hubs, como é o caso do Grupo Ecomp, que oferece um pacote completo de serviços para empresas, tornou-se mais que necessário para: a) Facilitar comunicação com as empresas; b) Não “aglomerar” serviços diversos com várias empresas distintas, focando num só grupo que garanta soluções globais para os clientes; c) Mão de obra qualificada, que garante o funcionamento de todos os setores do negócio do cliente dentro de um só “cérebro”. A tendência para este ano serão statups, empresas e grupos se unirem ainda mais para garantir performance para as empresas, onde ela não precisará recorrer a vários lugares para garantir a qualidade e diversidade de trabalhos que precisam no dia-a-dia, principalmente as tecnológicas.

3 – Gestão de Crise rápida, soluções antecipadas

Entender as dores do cliente é uma regra de qualquer empresa que trabalhe com soluções. Não importa se em TI, MKT, Segurança Eletrônica ou criação de softwares. Todas as empresas precisam entender por A + B todas as dores, consequentemente, entregar valor e soluções para os clientes.

Porém, hoje, sabemos que não é apenas isso que garantirá o sucesso da empresa. É preciso estar não só preparado para qualquer crise que poderá vir, assim como antecipar-se à crise. Como por exemplo, ao saber que uma possível doença no outro lado do mundo pode tornar-se um problema mundial, ou seja, uma epidemia tornar-se pandemia, se antecipar em prospectar em todos os cenários em que a sua empresa está inserida e no que isso ocasionaria em processos de mudanças, sejam elas tecnológicas, físicas, de comunicação, etc.

É possível conseguir prever algo desse tipo? Não prever, como quem tem uma bola de cristal, mas se antecipar e ter mais de uma solução para o que poderemos enfrentar. E isso requer uma noção de mundo onde apenas empresas que pensam no futuro de acordo com o presente, consegue mensurar e pensar junto com o cliente.

E ter um cérebro, ou podemos aqui chamar de Grupo, onde se pense em soluções atuais e futuras para clientes, é muito importante para que a gente possa ter resultados tanto humanos quanto mercadológicos para as empresas.

O Grupo Ecomp acredita muito que esses 3 pontos serão pilares para entender o mundo, o mercado e as pessoas neste ano. Estanto atentos e sempre dispostos a encarar o desafio (não é fácil!) de evoluir e ser resiliente em um mundo que exige sempre estar com os pés no presente, mas com a cabeça no futuro.