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Empreender em tempos de pandemia: o papel do marketing digital em tempos de isolamento.

Por 09 de dezembro de 2020

2020 foi um ano de mudanças sociais, econômicas e comportamentais. A pandemia trouxe com ela uma crise nunca vista no século e, se não fosse a tecnologia e os subsídios digitais que atualmente temos, provavelmente a economia entraria em colapso. As empresas tiveram que fechar as portas. As pessoas tiveram que ficar em casa. E isso afetou diretamente em todos os setores da sociedade. Ao mesmo, isso também fez com que um setor em crescimento tenha se tornado essencial no processo econômico. Até mesmo de sobrevivência: o marketing digital.

Na verdade, todos os negócios tinham como segunda opção o meio digital. O que era era uma realidade de muitas empresas, nesse tempo se tornou regra, sem exceção! Porque as portas que se fecharam, continuaram abertas a partir de lojas virtuais; tornaram-se realidade a partir de novas maneiras de se comunicar com os colaboradores e clientes; fez com que muitos processos de entrega de produtos e serviços tornassem otimizados de maneira que se sustentasse e até crescesse.

Vamos dar um exemplo. Um cliente da Social Soma, empresa do Grupo Ecomp, tinha 5% de vendas online antes da pandemia. Hoje, não só as vendas cresceram – para mais de 20% – quanto as tratativas com os clientes mudaram. Se antes o cliente ia até a loja ver o produto, hoje, ele do conforto do seu lar, ver todos os detalhes e informações, faz a negociação via chamada de vídeo ou algum aplicativo de mensagem, precisando ir na loja apenas pegar o seu produto. Isso já representa 80% das tratativas. Ou seja, se antes o investimento era uma aposta e uma maneira de alavancar as vendas por outras vias, hoje tornou-se uma regra. Toda verba de mídia, todo foco tornou-se digital. Hoje, esse cliente já sente a necessidade de expandir seu setor de vendas on-line por dois motivos: 1) custo-benefício, 2) pelo resultado e pela maneira rápida de fechar e negociar seus produtos.

Empreender nos anos 2020 se tornou uma batalha entre velhas e novas maneiras de se relacionar e entregar valor aos seus clientes. Quem não estava adaptado já com o mercado on-line, não sentiu nada. Apenas tocou normalmente o trabalho de base que já estava sendo feito. Quem não tinha nada disso, teve que urgentemente iniciar o seu processo por on-line. Por isso mesmo, empreender quer dizer estar sempre à frente, sempre atualizado, para não ser pego de surpresa com as crises possíveis do mercado.

Uma aposta em uma tecnologia, em uma realidade onde sua empresa pode faturar, nunca é um gasto, mas sempre um investimento – muito mais do que dinheiro, é energia. O que a gente precisa é a coragem para olhar pro futuro, sem se desligar do presente. O empreendedor do século XXI precisa ser digital, analógico e totalmente resiliente para enfrentar as adversidades que o mercado – seja via uma crise social, seja crise financeira ou mesmo pessoal – nos impõe.

Como diz o ditado, camarão que dorme, a onda leva.