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FIM DE ANO DE UM EMPREENDEDOR: 4 dicas para o planejamento de sua empresa

Por 22 de dezembro de 2020

O fim de um ano que se encerra é o momento ideal para reflexões, análises do que obtivemos sucesso e do que ainda ficou pendente a executar.  É algo “cultural” aproveitarmos essas datas para pensarmos no que podemos melhorar para o ano seguinte, de quais metas pessoais gostaríamos de atingir, no âmbito profissional e até mesmo no lazer… Enfim, são inúmeras promessas e sentimentos que surgem em nós como pessoas quando estamos em transição de um novo ciclo. 

Na vida empresarial, o empreendedor passa por esse mesmo processo cultural, é sempre importante revisar tudo que foi feito durante o ano, aquelas atribuições que foram definidas e atingidas, ou aquelas que acabaram não sendo alcançadas e o porquê de não terem sido. Dessas análises partimos para o tal “Planejamento Estratégico”.

Pensando nisso, pedimos licenças para escrever algo que não necessariamente é focado em tecnologia, que é o nosso foco aqui no blog/site, para falar sobre “4”  pontos importantes a serem analisados em seu planejamento estratégico para o ano seguinte.

1 – INDICADORES:  todo planejamento de objetivos precisam ser focados em coisas mensuráveis, por isso os indicadores norteiam por onde devemos seguir para determinar nossas metas.  Podemos citar exemplos de metas e objetivos definidos de uma forma recomendável e outra não muito, respectivamente:

Ex.1: Minha empresa vinha com crescimento em faturamento de 50% a três anos seguidos. Mas, com essa pandemia, em 2020 nos mantivemos estáveis.  Nossa meta em faturamento esse ano é voltar ao crescimento de 50% anual. 

EX.2:  Primeiro ano da empresa foi excelente em números de fechamento de contratos, conseguimos 12 clientes, uma média de 1 por mês.  Agora no meu segundo ano quero dobrar o número de clientes. 

2 –  METAS/OBJETIVOS: Não poderíamos deixar de falar em metas, quando se trata de planejamento.  O ato de planejar é exatamente programar ações (tarefas) de uma forma organizada, que consigamos metrificar,  que elas sejam importantes para empresa e que ela possa ser alcançada até determinada data. 

                Essa descrição são as famosas Metas SMART, um método de definição que se baseia em 5 fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal). Dessa forma termos nossos objetivos planejados da melhor forma possível.

3 – MÉTODO/FERRAMENTAS: Quando falamos em planejamentos existem vários métodos/ferramentas que podem ser utilizadas para compor a estratégia.  Podemos citar algumas como: OKR, 5W2H, Análise S.W.O.T, Matriz BCG e Análise 360° de oportunidades de negócio.

                Iremos destacar o planejamento OKR, por ser um planejamento utilizados desde de pequenas empresas até gigantes como o Google.

Esse método permite que criemos uma meta/objetivo para o ano, que possamos dividi-la em metas por setores (Ex.: Capital, Mercado, Time, Tecnologia), sendo essas metas trimestrais e sempre focando em atingir o objetivo anual.  O interessante dessa forma de planejamento, é que nos possibilita um acompanhamento contínuo permitindo o monitoramento e ajustes das metas em um período de tempo pequeno em relação a outros tipos de planejamento.  Além de podermos subdividir uma meta anual e várias menores, conseguindo determinar os responsáveis, datas de entregas de cada tarefa.

Para saber mais detalhes sobre o OKR, acessa os links:

https://rockcontent.com/br/blog/okr/

https://www.voitto.com.br/blog/artigo/metodologia-okr

4- ACOMPANHAMENTO:  Muito se fala em planejamento, metas, tarefas e datas de entrega. Mas, muitas vezes é esquecido uma etapa muito importante para se obter resultados positivos, chamada: ACOMPANHAMENTO.   

  Acompanhar de tempos em tempos, o que está no caminho certo, o que precisa ser ajustado ou até modificado dentro do planejamento é essencial para se ter o sucesso almejado. 

  O OKR, já falado acima, é uma ferramenta que preza muito por isso, tendo em vistas as metas trimestrais, como foco na meta anual. Sendo ainda, altamente recomendável, reuniões em espaços de tempos menores, seja semanal, quinzenal ou pelo menos mensal, para acompanhamento do planejamento. 

Esperamos que as dicas tenham sido válidas e que faça uso delas. Nós do Grupo Ecomp, desejamos um excelente ano novo e que possamos aproveitar essa transição para alcançar novos objetivos em nossos negócios e também na vida pessoal.